sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A festa do Sacrifício

Por Ana Cláudia Matias.

É, epoca de festejar para os mulçumanos, o Aid el Adha, em Árabe, e que em português significa “A festa do Sacrifício”, esta chegando, e começa na próxima segunda-feira dia oito.

A Comemoração do Aid significa sacrificar algum animal e oferecer a Deus. É quase obrigatório a todos os mulcumanos que são de alguma forma “bem de vida” sacrificar algum animal. O símbolo do sacrifício o carneiro, embora algumas pessoas também sacrifiquem outros animais, como a vaca, boi, bode, ou camelo e oferecem a famílias pobres como forma de sacrifício. Este sacrificio é comparado ao de Abraão que ofereceria seu filho Ismail à Deus para ser sacrificado, conforme a vontade de Deus. E, este vendo que tamanha era a fé de Abraão que lhe enviara um carneiro para que fosse morto em troca seu filho.

Enquanto muitos mulçumanos vêem como forma de sacrifício, para os que recebem a carne é um periodo de riqueza e fartura, porquê durante todos os dias do Aid todos os pobres se empaturam de carne, que muitas vezes não comem durante todo o ano.
O Aid marca o fim do Hajj, ou peregrinação a Mecca, e cai no décimo dia do último mês do calendario islâmico. A festa do Sacrifício também é chamada de “O Grande festival”, e é realizada durantequatro dias. No primeiro, normalmente homens, mulheres e crianças e vestem as melhores roupas, roupas novissimas e saem na hora do Fajj, a primeira reza da manha, para orarem juntos, porquê normalmente homens e mulheres rezam separados.

E, enquanto o carneiro está sendo morto, os mulçumanos aproveitam para rezar e fazer seus pedidos, de paz, amor, harmonia, paz, e prosperidade, muitos deles fazem promessas.