sábado, 30 de agosto de 2008

Ramada a vista!!!!

O Ramada ( com til, na lingua portuguesa),Ramadan ( em arabe) e o nono mes no calendario islamico em que os mulcumanos praticam o seu ritual de jejum durante o mes inteiro. Como o calendario islamico e lunar, o Ramada e comemorado sempre na mesma data, e caindo em estacoes diferentes, e, este ano de acordo com as fases da lua o Ramada caira na proxima segunda-feira .

O mes e um periodo sagrado de renovacao,caridade, fe, leitura mais assidua do Alcorao ( livro sagrado dos mulcumanos), e tambem maior frequencia a mesquita ( atentamente, para as cinco oracoes diarias do Islamismo, ao nascer do sol, ao meio dia, ao meio da tarde, ao entardecer, e duas horas apos o entardecer).

O jejum consiste em nao levar nada a boca desde o nascer do sol, ate o por do mesmo. Qualquer tipo de bebida, e comida seja ela o que for, inclusive cigarro para os fumantes contam nessas horas. As unicas pessoas que estao isentas do ritual sao as criancas, embora a medida que vao crescendo vao se acostumando a jejuar durante este periodo, enfermos, mulheres gravidas e mestruadas.

Normalmente as familias egipcias mulcumanas, se preparam para o Ramadan comprando condimentos, como frutas secas, tamaras, e fazendo uma compra extra com o intuito de convidar parentes, vizinhos e amigos para fazem o Iftar ( ceia, refeicao principal quebra do jejum)nas suas respectivas casas.

Ninguem fica de fora durante o periodo de Ramada, familias pobres ou pessoas que nao tem tempo de chegar em casa, comem em mesas expostas nas ruas do Cairo. As refeicoes sao oferendas de pessoas de classe alta.

De acordo com o jornal Al Ahram Weekly, este ano o Ramadan coincidiu com a volta as aulas, o que significa um custo maior para familias egipcias, que estam lutando para pagar a taxa da matricula, compra de uniformes, livros e agora tambem terao que dobrar o consumo com a celebracao do Ramadan. Muitos dos consumidores pensam que precisam de um reforco no seu orcamento para cubrir suas necessidades.

Al Ahram Weekly tambem enfatiza que a economia dos consumidores comprando menos condimentos, gera consequencias drasticas para os vendedores dos mesmos.

Mesmo assim os egipcios em sua maioria tentam esquecer os problemas e aproveitar este, o ultimo final de semana antes do Ramadan, comparecendo a bares, boates, e clubes os quais fecham durante o mes sagrado.

Ramadan Karim ( Feliz Ramadan) a todos os mulcumanos!!!!

P.S Desculpe a falta de acentuacao meu micro nao e configurado na lingua portuguesa.

Sem comentários: