terça-feira, 21 de outubro de 2008

Festival Experimental de Teatro do Cairo 2008.





Por Ana Claudia Matias.

Acabou ontem a vigéssima sessão do Festival Experimental de Teatro do Cairo, (CIFET) o qual iniciou no último dia 20. O Festival contou com a participação de 64 trupes, de vários países como Algeria,Arabia Saudita, Austria, Azerbanjão,Bangladesh, Brasil, Cazaquistão, Catar,Eslováquia, Estados Unidos, Itália, Sérvia, Síria , Ucrânia entre outros. Ao todo foram 70 apresentações em dez dias , os espetáculo teatrais percoreram várias salas teatrais na capital do Egito.

O Brasil foi representado por dois grupos teatrais brasileiros, os quais fizeram suas respectivas apresentações no inicio do festival dias 11,12 e 13. Uma forma de narrar o capitalismo de maneira meio surrealista, nele discute o poder Americano sob a vida dos cidadãos brasileiros, numa mistura cênica e musical o que mostrou a companhia “Cia de Teatro Fasul” de Toledo ,Parana com a peça “A Primeira Mordida” do director Alexandre Helfer. Enquanto a companhia paulista “A lembrar” de Rebeca Braia, retratou a cultura popular brasileira mantendo sua memoria, tradicao e raizes, satiriza o folclore brasileiro. A falta de interesse de moradoras da cidade Vila Longe em fazer o tapete faz com que a sereia do rio se revolte e provoque uma inundacao na cidade.

Ambos espetaculos são de dar boas gargalhadas. Vale a pena assistir!!!! Para aqueles que têm a oportunidade de comparecer –morem nas redondedas de Toledo, ou na capital paulista - uma boa dica para o final de semana quando o grupo voltar ao Brasil!!!

Sem comentários: