sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Núbios: a África no Egito!

Por Ana Cláudia Matias.
Para quem desconhece os núbios, foram uma população que vive no Sudeste do Egito, isto é Sul egipcio e sudanês. Desta região ocupada por eles,três quartos do territorio núbio esta situado no Sudão, e o restante ao Sul do Egito na cidade de Asuán.
Uma vasta variedade de linguas e falada na regiao Nubia, sendo ela Nobiin, Kenuzi-Dongola,Midob,entre outras, sendo que no Egito, a lingua núbia e mesclada com o árabe colloquial egípcio. A população núbia que vive no Egito são os chamados kenuzis. O fluxo, árabe - sudanês e egípcio. contribuiram para a repressão da identidade da comunidade Núbia atual, tanto que os núbios se converteram ao Islamismo, e a lingua árabe tornou-se a principal fonte de comunicacão entre eles.
A Núbia foi a terra-mãe África desde o inicio da civilizacao africana com a historia que pode ser tracada desde 2000 antes de Cristo, desde então a cidade produzia, monumentos e artesanatos egipcios. Na antigüidade, Núbia foi a terra de grande bem-estar natural, de minas de outro, marfim, ébano, e incenso. No Antigo reinado mercados egipcios importavam as mercearias mencionadas além de animais exóticos da África tropical passanto por Núbia e logicamente Asuán. Dessa forma, o comércio entre o Egito passando por Núbia cresceu e manteve uma certa estabilidade.
Por volta da sexta ocupacao dinastia do Egito, núbia dividiu-se entre uma série de reinados. Mas, ate o Reinado-médio, o Egito começou a expandirse a partir do território núbiopara ganhar mais controle dos seus mercados.Durante o reinado de Kerma surgiu a oportunidade de unificar a região.Apesar de, ataques pela conquista de terras egípcia quase terem destruido a região, os núbios conseguiram reconquistá-la.
Atualmente, a populacão Núbia esta a perigo de extincão tanto que as crianças núbias são criadas como as egipcias. Porém, a Fortaleza da cultura núbia ainda reside na música que esta se popularizando: artistas como Hamza El Din, cuja melodia do “oud”, uma espécie de tambor egípcio, apontam uma harmonia de ritmos peculiares. Assim como Ali Hassan Kuban, cuja idade 70 anos, não o intimida.
Embora a cancão núbia tenha mais fama no ocidente do que no Egito, as pessoas do Cairo e de Alexandria tem aversao por tudo que se procede do Sul do Egito, apesar de artistas núbios venderem com bastante êxito na Europa, Japão, Canadá e Estados Unidos. O cantor Mohammed Mounir, uma das estrelas da musica oriental é de origem núbia - egípcia.

Sem comentários: